5 Mitos sobre Vendas que você precisa saber!

O processo de vendas é cercado de mitos e lendas por todos os lados. Para ajudar você a se tornar um vendedor melhor com um maior poder de argumentação, hoje vamos derrubar esses mitos um por um.

Antes disso, algumas verdades que são importantes de se lembrar:

É o vendedor quem vai apresentar o produto, demonstrando ao cliente que ele tem em mãos a solução para os seus problemas.Da mesma forma, a apresentação deve ser seguida de bons argumentos de vendas para evitar que o interesse inicial do cliente se transforme em decepção e frustração.

O argumento de vendas faz parte do contato direto do vendedor com o cliente.Ele começa na forma como o vendedor se apresenta, se aproxima e mostra o produto. O vendedor precisa dominar as técnicas de argumentação de vendas para entender que existem diferentes tipos de clientes e como deverá conversar com cada um deles.

Agora vamos aos mitos:

Mito 1: Quanto mais o vendedor fala, maior a chance de vender.

O tempo é uma das coisas mais valiosas nos dias atuais, logo,  os clientes não tem tempo a perder.

O bom vendedor é aquele que sabe utilizar argumentos de vendas imbatíveis, que consegue convencer o cliente a realizar a compra sem se tornar inconveniente.

Mito 2: Vença na argumentação e você terá sua venda realizada.

Quando falamos em argumento de vendas, em convencer o cliente, não estamos nos referindo a uma competição. A ideia é que o vendedor mostre ao cliente o quanto o produto oferecido é importante para solucionar seus problemas e atender a suas necessidades.

A argumentação de vendas parte do princípio que o vendedor já ouviu o cliente e já entendeu como deverá abordá-lo.

Mito 3: O bom vendedor vende tudo para todos.

 

Vendedores que empurram produtos e conseguem convencer o cliente a comprar o que ele não precisa não são bons.

Ainda que aumentar o volume de vendas seja interessante para qualquer empresa, existem riscos incalculáveis quando um vendedor não age de maneira correta e honesta com o cliente.

O cliente precisa ter as suas necessidades atendidas, sejam elas quais forem.

Quando compra pelo impulso ou por ter sido convencido por um vendedor antiético, o cliente se sente traído assim que percebe o que aconteceu e a chance de fidelizá-lo é perdida.

Além de perder um cliente e a possibilidade de vendas futuras para essa mesma pessoa, há a grande possibilidade de o cliente compartilhar nas redes sociais sua insatisfação. Ou seja, por causa do comportamento errôneo de um vendedor, toda a empresa é prejudicada com publicidade negativa.

Mito 4: Derrubar objeções é mais simples do que evitá-las.

Num bom processo de vendas, as objeções não têm motivo para acontecer.

Se ocorrem em um grande número, é um sinal de que os clientes não estão sendo bem atendidos porque não estão sendo oferecidas as soluções que as pessoas esperam e precisam.

Mito 5: Prepare seu discurso com antecedência.

Se o vendedor tiver seu discurso memorizado antes de falar com o cliente, ele terá uma espécie de “roteiro” de falas e atitudes que pode não ter nenhuma utilidade na hora da venda. O que acaba soando robótico e nada atraente.

Cada cliente é diferente, mesmo quando falamos de vendas massificadas.

Clientes diferentes reagem de maneiras distintas quando abordados por um vendedor.

Se não houver preparo e um repertório para garantir um bom desempenho no momento de usar o argumento de vendas, você pode afastar o cliente ao invés de atrair.

 

Agora que você já sabe o que não fazer e tem ainda mais ferramentes para uma boa argumentação, foco e boas vendas!

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