8 dicas para aumentar o seu potencial de vendas

 Aproveite as dicas para aumentar o seu potencial de vendas

Quais são as melhores técnicas de vendas e abordagem? Como posso conquistar novos clientes e garantir que meus clientes atuais continuem voltando?Aposto que você já se perguntou o que fazer para vender mais. Essas e outras perguntas são comuns e as respostas para elas podem ser o que falta para o seu sucesso.

Pensando em como ajudar, reunimos aqui algumas dicas de vendas de vários especialistas no assunto. São orientações sobre como atender, envolver e conquistar. São dicas que também vão ajudar no planejamento de vendas. Confira abaixo:

1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa

Muitas vezes o cliente não tem clareza absoluta da natureza de suas necessidades. Mostrar o que é preciso para solucionar seus problemas atuais e o que é preciso para não criar problemas no futuro é o papel do vendedor, sempre fornecendo o conhecimento necessário para que o cliente tome decisões certas. Um exemplo, é procurar saber a necessidade e as prioridades do seu cliente para que melhor possa atendê-lo.

É necessário, nesse caso, um estudo aprofundado do universo do cliente e de como suas necessidades podem ser atendidas por meio das ofertas disponíveis. Não tente adivinhar o que ele precisa, ao invés disso, escute-o, peça referências, corra atrás para ter um melhor entendimento e como consequência conseguir entregar exatamente o que o cliente precisa.

Fazer o cliente se sentir bem e  compreendido é de extrema importância, pois isso aumenta consideravelmente as chances de que no futuro ele busque você para fazer negócios.

2. Estabeleça uma relação de confiança com o cliente

Se você conseguiu entender as necessidades do cliente e satisfazê-las, ele voltará a comprar com você e sua primeira venda terá sido concluída com sucesso. Quando o cliente volta é porque o processo criou uma relação de confiança entre você e ele. É através da ética que essa relação será construída. Como mencionamos antes não adianta ficar tentando adivinhar o que seu cliente precisa, empurrar produtos que não fazem seu perfil, omitir detalhes ou informações simplesmente para fechar uma venda. Desta forma, você pode até fechar uma venda mas não conseguirá construir uma relação de confiança e fazer com que este cliente volte. Além disso, o que é pior, pode criar uma reputação ruim, algo muito difícil de desconstruir.

3. Seja flexível

O bom vendedor é aquele que se adapta às mais diversas situações. Se você consegue moldar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com quem está lidando, tudo fica mais fácil. Tenha jogo de cintura.

 

4. Seja resiliente

Para um vendedor, a pressão aparece de todos os lados e a palavra “não” aparece frequentemente no dia a dia. Não desanime, respire fundo e encare cada “não” como uma oportunidade de aprender. Às vezes algo daquela venda que você não conseguiu fechar vai ser útil na próxima. Seja como um argumento, como uma lição ou simplesmente pelo fato de estar se tornando mais resiliente e não se abalando tanto com as negativas que acontecem inevitavelmente.

5. Mostre que tem senso de organização

O planejamento é um ótimo aliado e te ajuda a buscar seu objetivo de forma organizada. Cumpra regras, crie horários e rotinas(caso trabalhe de casa), seja ético e saiba aproveitar todo o processo que de vendas em seu benefício.

 

6. Seja criativo

Hoje mais do que nunca, a criatividade é um fator chave na busca de alternativas para chegar até o cliente. Usar argumentos que envolvam o consumidor, fazendo com que ele imagine os benefícios do produto no seu cotidiano, é importantíssimo . Seja inovador.

7. Acredite (e defenda) aquilo que faz

O primeiro passo para transmitir confiança ao cliente é defender e acreditar no serviço que presta. No processo de venda, você precisa mostrar que está defendendo também seu cliente e seus interesses dentro da empresa. Os interesses dele estão diretamente ligados aos seus interesses como profissional.

8. Não esqueça que vender é, também, fazer marketing

O  mercado atual não permite mais que a atividade de vendas, mesmo sendo a linha de frente da organização e em contato constante com o cliente, não esteja alinhada com as definições e estratégias necessárias para que o cliente entenda a mensagem da empresa.

Uma equipe motivada e atendimento diferenciado são a chave de vendas bem sucedidas!

Gostou? Achou úteis as dicas de hoje? Fala pra gente!

 

 

 

 

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